O óleo de coco pode ser utilizado de diversas formas, tanto na culinária quanto nos cuidados com o cabelo e a pele. Rico em ácidos graxos, como o ácido láurico, e antioxidantes, ele se tornou um elemento fundamental nas rotinas de beleza. Por isso, veja 7 dicas para adicioná-lo no dia a dia!
1. Ajuda na hidratação corporal
O óleo de coco é amplamente reconhecido por suas propriedades que ajudam a manter a pele saudável e bem cuidada. Quando aplicado após o hidratante corporal, ele cria uma barreira que retém a umidade, prevenindo a desidratação e deixando a pele macia e suave. “Na pele, o óleo de coco atua como hidratante eficaz, penetrando profundamente nas camadas para nutrição e suavização”, explica a especialista em cosmetologia Jackeline Alecrim.
2. Removedor de maquiagem
O óleo de coco funciona como um excelente removedor de maquiagem, inclusive para produtos à prova d’água. Suas propriedades naturais dissolvem a maquiagem sem causar irritação, deixando a pele suave e nutrida após o uso.
3. Previne lábios ressecados
O óleo de coco pode ser um poderoso aliado para ajudar a prevenir e tratar lábios ressecados, principalmente durante o inverno. Para isso, aplique o seu hidratante labial e, por cima, faça uma camada leve de óleo de coco. Isso ajudará a reduzir a desidratação. Além disso, usá-lo regularmente, puro ou em combinação com outros ingredientes naturais como manteiga de cacau, garante hidratação profunda, proteção e maciez.
4. Brilho para os cabelos
O óleo de coco, rico em ácidos graxos e vitaminas, se destaca como um aliado poderoso para conquistar cabelos macios, hidratados e com um brilho radiante. Sua ação nutritiva e hidratante penetra profundamente na fibra capilar, restaurando a saúde dos fios e proporcionando um brilho natural e intenso. Para isso, aplique uma pequena quantidade nas pontas dos cabelos secos.
5. Combate pés ressecados
O óleo de coco ajuda a restaurar a maciez e a saúde da pele dos pés, prevenindo rachaduras, descamação e o incômodo desconforto do ressecamento. Para isso, antes de dormir, aplique o produto nos pés, massageando. Depois, coloque meias de algodão para potencializar a ação durante a noite. “Uma das características mais marcantes do óleo de coco é a multifuncionalidade, tanto para nutrir profundamente a pele e o cabelo como para prolongar a hidratação”, afirma Jackeline Alecrim.
6. Umectação
O óleo de coco pode ser aplicado durante o processo de umectação. É recomendado optar pelo óleo de coco virgem ou extravirgem, pois contêm mais nutrientes essenciais para o cabelo. Para isso, aplique nos fios e deixe o óleo agir por pelo menos duas horas para obter melhores resultados. “Lembrando que, para o óleo de coco manter todas essas características positivas, ele deve ser 100% natural, livre da adição de qualquer outro componente”, explica Jackeline Alecrim.
7. Máscaras capilares
Se você escolher um creme que não contenha óleo de coco como ingrediente principal, é possível adicionar algumas gotas deste óleo ao produto para enriquecê-lo com suas propriedades nutritivas. Isso proporciona benefícios adicionais para o cabelo, ajudando a melhorar sua hidratação e suavidade.
Fonte: Jovem Pan Read More