Os lanches saudáveis são a melhor alternativa para quem deseja curtir os bloquinhos de Carnaval, especialmente entre aqueles que estão preocupados com o peso. Saborosos e nutritivos, eles facilitam a curtição nos dias de folia, pois são rápidos de fazer e promovem saciedade por mais tempo. E o melhor: são econômicos e podem ser facilmente levados na bolsa, o que ajuda a evitar os famosos fast-foods.
A seguir, Fabiana Albuquerque, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais e especialista em nutrição esportiva e funcional, indica 5 lanches fáceis de fazer para você levar aos bloquinhos de Carnaval. Confira!
Batata chips
Ingredientes
2 batatas descascadas
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de sal
Água gelada
Modo de preparo
Com uma faca, corte as batatas em fatias finas, coloque sobre um recipiente, cubra com água gelada e deixe descansar por 15 minutos. Após, seque as batatas com um pano, salpique com a páprica e disponha sobre uma forma forrada com papal-manteiga. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar, virando para dourar os dois lados. Desligue o forno, tempere com sal e sirva em seguida.
Biscoito de amêndoas com coco
Ingredientes
2 2/3 xícaras de chá de coco ralado
1 xícara de chá de amêndoas picadas
1/4 de xícara de chá de erva-doce
4 claras de ovo batidas
Azeite para untar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o coco ralado, as amêndoas e a erva-doce e mexa até ficar homogêneo. Acrescente as claras de ovos e misture para incorporar. Após, unte uma assadeira com azeite e, com a ajuda de uma colher, disponha porções de massa com uma distância de 5 cm entre elas. Leve ao forno preaquecido a 160ºC por 25 minutos. Sirva em seguida.
Pão de aipim com chia e linhaça
Ingredientes
500 g de aipim descascado e cortado em cubos
2 xícaras de chá de polvilho azedo
1 xícara de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de óleo de coco
1 colher de sopa de sal rosa
1 colher de sobremesa de sementes de chia
1 colher de sobremesa de sementes de linhaça
Água
Óleo de coco para untar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o aipim, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar até ficar macio. Desligue o fogo, escorra a água, transfira para um recipiente e, com a ajuda de um garfo, amasse o vegetal. Adicione o óleo de coco, o sal rosa, as sementes de chia e de linhaça e mexa para incorporar. Junte o polvilho doce e o azedo e misture até obter uma massa homogênea.
Depois, com o auxílio de uma colher, pegue um pouco de massa, modele no formato de um pãozinho e disponha sobre uma assadeira untada com óleo de coco. Leve ao forno preaquecido a 220ºC por 30 minutos. Sirva em seguida.
Muffin de banana
Ingredientes
3 bananas descascadas e amassadas
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de farinha sem glúten
100 ml de suco de laranja
4 ovos
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Canela em pó a gosto
20 g de castanha-do-pará bem picada
20 g de goji berry
20 g de uva-passa
Modo de preparo
Em uma batedeira, coloque as bananas, o açúcar, a farinha sem glúten, os ovos, a canela, o suco de laranja e bata por 2 minutos. Sem desligar, adicione o fermento químico e bata por mais 1 minuto. Acrescente o goji berry, as uvas-passas, as castanhas-de-caju e misture bem. Após, distribua a massa em forminhas para muffin de silicone e leve ao forno preaquecido em temperatura média por 20 minutos. Sirva em seguida.
Barrinha raw com sementes
Ingredientes
20 g de amêndoas
20 g de avelã
20 g de castanha-de-caju
20 g de macadâmia
20 g de tâmaras
1 colher de sopa de óleo de coco
1/2 colher de café de flor de sal
Sementes de chia a gosto
Água
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque as tâmaras, cubra com água e deixe descansar por 8 horas. Após, escorra a água, lave em água corrente, transfira para um liquidificador e bata bem. Adicione as sementes de chia e bata novamente para incorporar. Transfira para um recipiente, junte o restante dos ingredientes e mexa até obter uma massa. Depois, forre uma assadeira com plástico-filme e disponha a massa sobre ela, deixando uma grossura de um dedo. Leve à geladeira por 30 minutos. Depois, com uma faca, corte as barrinhas e sirva em seguida.
Por Alberto Borges
Fonte: Jovem Pan Read More