O mundo animal é incrivelmente rico e diverso. No entanto, essa variedade também resulta em algumas espécies que se parecem fisicamente e são frequentemente confundidas. Apesar das semelhanças, é importante saber distingui-las, pois cada ser possui comportamentos, habitats e necessidades ecológicas diferentes.
Abaixo, confira 6 pares de animais parecidos fisicamente, mas de espécies diferentes!
1. Paca e capivara
A paca é um roedor noturno e terrestre encontrado na América Central e do Sul. Ela tem um corpo robusto e pelagem marrom com manchas brancas. Além disso, mede cerca de 60 cm de comprimento. A capivara, por sua vez, é considerada o maior roedor do mundo e vive em áreas próximas a corpos d’água na América do Sul. Trata-se de um animal social e semiaquático. Tem um corpo mais alongado e pelagem marrom uniforme, além de um tamanho maior, podendo chegar a 1,3 m de comprimento.
2. Lobo e coiote
e WendyCotie | Shutterstock
O lobo é um predador encontrado principalmente na América do Norte e Eurasia. Ele tem um corpo robusto, pelagem que varia do cinza ao branco, e vive em grupos sociais chamados alcateias. Por outro lado, o coiote é um animal menor que o lobo e tem uma pelagem mais clara, geralmente marrom ou cinza. É encontrado na América do Norte e mais adaptável a uma variedade de habitats, desde desertos a áreas urbanas.
3. Cágado e tartaruga
Os cágados, répteis que vivem em água-doce, têm um casco menos arredondado e mais achatado. São encontrados principalmente em regiões da América do Sul e América Central. As tartarugas, por outro lado, podem viver tanto em água-doce quanto salgada e têm um casco mais arredondado e robusto. Além disso, são encontradas em uma variedade de habitats, desde oceanos até lagos e rios.
4. Búfalo e bisão
O búfalo africano é um grande mamífero encontrado na África Subsaariana. Ele tem chifres largos e curvados. Além disso, é conhecido por seu comportamento agressivo e por viver em grandes manadas. O bisão-americano e o bisão-europeu são grandes herbívoros encontrados na América do Norte e na Europa, respectivamente. Eles têm uma pelagem mais espessa, especialmente em torno dos ombros, e os chifres são mais curtos e curvados para trás.
5. Jacaré e crocodilo
Os jacarés são répteis da família Alligatoridae, encontrados principalmente na América do Norte e na China. Eles têm focinhos mais largos e arredondados, dentes superiores visíveis quando a boca está fechada, e geralmente habitam águas-doces, como rios, lagos e pântanos.
Os crocodilos, por outro lado, pertencem à família Crocodylidae e são encontrados em várias regiões tropicais da África, Ásia, Américas e Austrália. Eles têm focinhos mais estreitos e em forma de V, dentes superiores e inferiores visíveis quando a boca está fechada e podem viver em água-doce ou salgada.
6. Leopardo e onça-pintada
e Adilson Sochodolak | Shutterstock
O leopardo, grande felino encontrado na África e partes da Ásia, tem um corpo magro e ágil, com pelagem amarela-dourada coberta por rosetas pretas sem pontos centrais. É conhecido por sua habilidade em subir em árvores.
A onça-pintada também é um grande felino, mas encontrado nas Américas, principalmente na Floresta Amazônica e outras áreas da América Central e do Sul. Ela é mais robusta e musculosa que o leopardo, com uma pelagem amarela-dourada e rosetas pretas que geralmente têm pontos centrais.
Fonte: Jovem Pan Read More