10 dicas para escrever uma carta de apresentação perfeita

10 dicas para escrever uma carta de apresentação perfeita

Pediram uma carta de apresentação no processo seletivo? Não se desespere! Embora menos comum nos processos seletivos online, a carta de apresentação ainda é solicitada por algumas empresas. Trata-se de um documento que proporciona uma apresentação resumida da trajetória profissional da pessoa candidata, permitindo à empresa conhecê-lo melhor e avaliar sua adequação à vaga anunciada.

Para ninguém ficar perdido ao escrever uma carta de apresentação, Gianpiero Sperati, CHRO da Gupy, empresa de recrutamento e seleção, elenca 10 dicas infalíveis. Confira!

1. Seja breve

Limite o documento a uma página, destacando informações essenciais para evitar sobrecarregar a empresa com excesso de detalhes. “A brevidade é crucial em uma carta de apresentação. Pessoas recrutadoras têm pouco tempo e muitas candidaturas para analisar. Destacar informações essenciais em uma única página facilita a leitura e valoriza a eficiência da pessoa candidata”, explica o profissional.

2. Priorize as experiências e habilidades

As equipes de recrutamento sempre se preocupam em verificar as informações colocadas nos currículos ou carta de apresentação. Por isso, é importante destacar experiências relevantes para demonstrar confiança e transparência.

3. Personalize o texto

Utilize modelos como inspiração, mas personalize o conteúdo para que a carta reflita sua autenticidade. Segundo Gian Sperati, “modelos podem servir como inspiração, mas adaptar o conteúdo à sua personalidade e à vaga desejada aumenta a conexão com o recrutador, evidenciando o interesse genuíno na oportunidade”.

4. Tenha cuidado com erros de português

Revise o texto para garantir correção gramatical e ortográfica, garantindo a credibilidade da carta. Os recrutadores valorizam candidatos que têm atenção aos detalhes, inclusive na comunicação escrita.

5. Faça um cabeçalho

Inclua nome, sobrenome, e-mail, telefone, LinkedIn (se aplicável) e o cargo desejado.

Cartas com saudação demonstra atenção aos detalhes e interesse na empresa Imagem: Alina Troeva | Shutterstock

6. Comece com uma saudação

Inicie a carta com uma saudação adequada, considerando o conhecimento ou não do nome da pessoa recrutadora. “Adapte-a considerando se você conhece o nome de quem está recrutando para aquela vaga. Essa personalização inicial demonstra atenção aos detalhes e interesse na empresa”, detalha o CHRO.

7. Fale sobre você e suas experiências

Apresente-se, mencione sua formação e experiências profissionais de forma sucinta. A apresentação pessoal deve ser breve e relevante. Destaque sua formação e experiências profissionais que estejam alinhadas com a vaga.

8. Mostre que você pode contribuir para a empresa

Destaque habilidades ou experiências relevantes para a vaga desejada. Conectar suas competências às necessidades da vaga evidencia a contribuição que você pode oferecer, tornando-se um candidato mais atrativo.

9. Demonstre que pesquisou sobre a organização

Destaque aspectos da cultura da empresa que chamaram sua atenção, evidenciando pesquisa prévia. Isso demonstra comprometimento e alinhamento com os valores da organização e interesse em saber mais sobre a empresa e seu grau de compatibilidade com ela.

10. Escreva uma despedida e assinatura

Encerre a carta de forma cortês e profissional. A despedida deve refletir a seriedade da pessoa candidata e manter um tom respeitoso, deixando uma última impressão positiva.

Por Rodrigo Dourado

Fonte: Jovem Pan Read More

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