Praia de Meaípe

Praia de Porto Grande
2 de março de 2016
Praia dos Padres
2 de março de 2016

Praia de Meaípe

A praia de Meaípe pertence a uma aldeia de pescadores, a praia é muito frequentada pelos turistas no período de verão. Também foi considerada uma das dez mais bonitas praias do Brasil pela Revista Quatro Rodas. Praia de ondas fracas e a areia grossa, contornada por sombreiros naturais de castanheiras dando o aconchego que famílias e crianças precisam em dia de sol.

Nessa região existem algumas Casas noturnas famosasa, shows, restaurantes especializados em frutos do mar e comidas típicas. fazendo a praia de Meaípe uma das mais apreciadas pelos turistas.{googleads right}

Como toda aldeia de pescadores, Meaípe tem suas tradições e até hoje e atrai a curiosidade dos turística. Entre as atividades mais conhecidas estão as rendeiras. A tradição é passada de mãe para filha, de geração em geração. Hoje, o número de rendeiras caiu muito. Subvalorizado, o trabalho artesanal e cuidadoso das rendeiras cedeu lugar para outras atividades mais rentáveis ligadas ao turismo, embora não tão interessantes culturalmente.

Entre as lendas – ou “causos” – que marcam o local, destaque para a lenda do xaréu na rede, na qual um período de escassez havia afastado das praias locais o peixe em questão, principal fonte de renda dos pescadores. Certo dia, no entanto, toda comunidade estava reunida na igreja de Santana para uma missa, quando de repente se ouviram gritos de “Xaréu na rede!”. Os fiéis abandonaram a igreja e correram para a praia, deixando o padre sozinho. Por conta dessa lenda, os moradores do bairro são conhecidos em todo município como “xaréis”, apelido que alguns rejeitam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *